28/11/2008

Livro para crianças traz geógrafo Aziz Ab’Sáber ao Teatro da Livraria Cultura

“Povos da Amazônia e cultores das Ciências da Terra” é o tema da palestra com o geógrafo Aziz Ab’Sáber (FFLCH/IEA-USP), dia 9/12, às 19 horas, no Teatro da Livraria Cultura (avenida Paulista, 2.073 – Conjunto Nacional). Após a palestra será autografado o livro para crianças “Uma Aventura na Amazônia – Raycha”, escrito pela jornalista Gisele Pecchio com orientação do geógrafo Ab'Sáber, também personagem na história que destaca a importância da integração do ser humano com o meio na preservação da vida.

O livro proporciona ao leitor conhecer a Amazônia na companhia do maior cultor das Ciências da Terra (Prof. Aziz, vivido pela personagem Xeique) e da menina Laura, dona da cachorra-guia Raycha, que nos ensina a enxergar com “olhos de sentir”. A personagem é inspirada na criança Laura Gera (Colatina-ES), que é cega e cujos primeiros livros em braile foram os da Coleção Toby, de Gisele. Igual aos pais de crianças cegas, os pais de Laura travam verdadeiras batalhas para que a menina consiga ler as histórias dos livros que seus amiguinhos de escola lêem, daí a inspiração da autora para criar a personagem Laura, destacada na trama em diálogos com o mestre Xeique, que possui visão subnormal.

Uma Aventura na Amazônia – Raycha tem 12 capítulos, glossário e bibliografia distribuídos em 64 páginas ilustradas com paisagens amazônicas em óleo sobre tela da artista plástica Gladys Ometto e personagens criados pelo desenhista José Carlos Mecchi. Acompanha a edição em braile o audiolivro dirigido pelo radialista João Pedro Montezuma, com músicas interpretadas por Zé Paulo Medeiros (Yanomame) e Leila Pinheiro (Festa do Círio de Nazaré), entre outros.

Para participar da palestra de Aziz Ab’Sáber é preciso confirmar presença por telefone 11-89336030 ou e-mail
asasdaimaginacao2003@hotmail.com pois restam poucos lugares. Entre geógrafos, professores e alunos, também confirmou presença o ex-prefeito de Belém (PA), arquiteto Edmilson Brito Rodrigues, doutorando Geografia Humana na USP.

No sábado, 6/12, das 11 às 13h30, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional também promove interação da autora Gisele Pecchio com crianças de 5 a 12 anos para contar a história da nova aventura do cão Toby, desta vez na Amazônia. As crianças que ainda não lêem poderão colorir com lápis e giz de cera enquanto ouvem a narrativa feita pela própria autora.

Os livros de Gisele Pecchio têm edição em tinta, braile e áudio e fazem parte de coleção pioneira em acessibilidade para crianças com necessidades diferentes de acesso à leitura. Mais informações sobre autora e obra estão no site www.livrariacultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele