08/10/2009

Gisele Pecchio (Coleção Toby) participa de homenagem a Louis Braille

Organizado pela Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille, realizado no auditório do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), da Secretaria de Estado da Educação, o Painel 4 -"O sistema de leitura e escrita em braille no processo escolar da pessoa com deficiência visual" aconteceu no dia 7 de outubro de 2009 como parte da programação de ciclo de palestras em homenagem ao inventor do sistema de leitura para cegos.
Está registrado aqui um trecho da palestra da escritora Gisele Pecchio, que integrou a mesa 2, sobre o tema "Livros didáticos e paradidáticos do ponto de vista do autor e a adequação curricular". Gisele compartilhou a mesa, mediada pela Profa. Tânia Regina Resende (CAPE), com as educadoras Marisa Sanchez (Editora Moderna) e Maria Tereza Rocha (PUC - Projeto Acesso). A autora falou sobre a importância dos livros paradidáticos infanto-juvenis acessíveis e apresentou os livros da sua autoria e edição independente (Coleção Toby), trabalho pioneiro no formato acessível para crianças.
Os livros da Coleção Toby se apresentam em tinta, braille e tinta ampliada e audiolivro e foram lançados em 2003. A primeira transcrição e impressão braille saiu pelo Instituto de Cegos Padre Chico. Em 2009, saiu a segunda edição em braille e tinta ampliada, pela Associação de Assistência ao Deficiente Visual Laramara. A instituição inscreveu os livros no V Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.
Neste filme, Gisele explica que defendeu o tema em artigo técnico publicado no caderno de textos da 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada em Brasília, em 2006. Título do artigo: "Indústria do futuro é antecipada pelo livro acessível", publicado no blog.

Um comentário:

  1. Oi Gisele tudo bem?
    Eu estava no CAPE neste dia de homenagens. Parabéns pelo seu trabalho e pioneirismo.Bjos, sucesso e Felicidades!!!

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele