05/09/2014

HOJE É O DIA DA AMAZÔNIA



















Para lembrar a importância da última grande floresta tropical do planeta, publico trecho do meu terceiro livro: Uma Aventura na Amazônia – Raycha, escrito com orientação do geógrafo e ambientalista Prof. Aziz Ab’Sáber (1924-2012), vivido na trama pelo personagem Xeique, um mestre que dá aulas inesquecíveis sobre a Amazônia ao Toby e seus amigos.

“Na Amazônia a vida é ditada pelas águas dos rios e pelo poder multiplicador da chuva, dado pela floresta que extrai a água do solo e a transforma em nuvem de chuva. Com as queimadas, se agrava o efeito estufa e a ameaça da aceleração erosiva do solo em decorrência de certa arenização do mesmo.
O que serão os próximos duzentos, trezentos anos, para quem não consegue enxergar um quadriênio? Nem o mestre, vindo de outros tempos, tendo atingido o céu nas infinitas batalhas pelo domínio próprio, pôde fazer o débil entender o resultado do cálculo macabro: mais de 12 mil quilômetros quadrados de florestas desmatadas por ano, em média, para criar gado, plantar soja e extrair a madeira ilegalmente.

Um dos famosos poetas da Amazônia, Thiago de Mello, disse que a floresta é para ser usada e não abusada. Fez essa afirmação ao constatar o resultado do mau uso da floresta na grande vazante de 2005, quando as águas de rios amazônicos atingiram 40 graus de temperatura, cozinhando vivos os peixes, milhares de toneladas deles, abandonados na argila rachada em que se transformou parte do leito de alguns rios...” trecho das págs. 26 e 27 de Uma Aventura na Amazônia – Raycha, 64 páginas, de Gisele Pecchio, Livraria Cultura.

















No livro, o geógrafo e ambientalista Prof. Aziz Ab'Sáber foi eternizado no imaginário dos leitores no personagem Xeique, que dá uma aula inesquecível sobre a Amazônia ao Toby e seus amigos. Indicado pela editora Moderna como sugestão de leitura de Ciências para alunos da 5ª série.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele