30/05/2015

GEÓGRAFA VALÉRIA DUARTE É MINHA PRIMEIRA AMIGA VIRTUAL-REAL

São Paulo, capital, 2005, 18, outubro. Conheci a professora e geógrafa Valéria Duarte (Taubaté, SP), a Val, no orkut. Nosso primeiro encontro foi no abraço à Biblioteca Mario de Andrade em forma de fila imensa, que dava volta no prédio. Ficamos ali, na chuva, pessoa alguma foi embora sem assistir uma aula sobre o semiárido nordestino com o cientista, geógrafo, ambientalista e humanista Prof. Aziz Ab’Sáber.

Eramos o dobro da capacidade de lotação do auditório. Não fosse o profissionalismo e o amor do conferencista Aziz Ab’Sáber não teríamos tido a chance de ouvi-lo. Ele fazia questão de afirmar ser uma aula. Os sábios são gigantes em sua humildade, os ignorantes são pequenos em sua vaidade. O Prof. Aziz chegou duas horas antes da hora marcada e, assim, generosamente, orientou os organizadores para dividir o público em dois grupos e ele deu duas aulas inesquecíveis sobre o semiárido nordestino.

TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS. "A capacidade de adaptação do homem nordestino surpreende cientistas de todo o mundo. São 23 milhões de brasileiros que habitam os sertões, denominados população difusa. Esses não serão contemplados pela transposição das águas, que além do mais são poluídas", ele nos falou. Também nos disse: "políticos que não querem aprender e não têm bons assessores dizem que acadêmicos não dão votos. Então, vamos jogar água para o sertão já que o rio corre para o mar, dizem eles". "Retirar água de uma bacia e levar para outra, via transposição, não garantirá água para o sertão. O rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (Triângulo Mineiro) e vai até o mar das Alagoas, tem 2.170 quilômetros de extensão. Este projeto não atenderá a população difusa, só a linear valorizando as terras de grandes fazendeiros", concluiu Ab'Sáber, em 18/10/2005.

DO VIRTUAL PARA O REAL. Aquela foi uma data inesquecível para mim, que tive o privilégio de conhecer, pessoalmente, a professora e geógrafa Valéria Duarte, a mais dedicada e amada pelos alunos de Taubaté. Depois, tive o privilégio de recebê-la e aos seus alunos com o mestre Aziz, na aula no auditório Eva Herz, da Livraria Cultura, no lançamento do meu terceiro livro onde Aziz foi eternizado no personagem Xeique, em "Uma Aventura na Amazônia - Raycha", dezembro/2008.

Um lindo poema dedicado ao Rio São Francisco é de autoria dessa professora, grande torcedora do São Paulo Futebol Clube e do goleiro Rogério Ceni. Gostaria de publicar esse poema no meu blog. Val, você pode postar ou enviar para mim?


Descrição das imagens: Prof. Aziz Ab'Sáber com mapa nas mãos falando ao público na Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo (SP). Abaixo, Biografia de Ab'Sáber é lida pelo também geógrafo e Prof. Dr. Edmilson Brito Rodrigues (Belém-PA), Teatro Eva Herz, Livraria Cultura.
 
 

Um comentário:

  1. Gisele querida,
    Quase um ano depois , estou aqui agradecendo pelo texto e me lembrando com saudades desse dia inesquecível.
    Quanto aquele poema, eu o perdi , não o encontro em nenhum arquivo.
    Um beijo no coração.

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele