23/07/2015

QUEM É TOBY?


Este blog surgiu para divulgar o resultado de trabalhos de pesquisas independentes em literatura paradidática acessível. Encerrei atividades devido aos agravos na minha saúde. Como Toby, o protagonista das minhas histórias, eu corria muito, visitando distantes lugares, tarefa agora impossível. Assuntos relacionados à Saúde, igual à Educação, direito constitucional do cidadão, e fragmentos do diário de uma sobrevivente agora são publicados aqui. Hoje, a pequena Jessica me perguntou se o Toby dos livros era o poodle Toby, meu fiel companheiro de jornada. Pergunta que motiva continuar escrevendo sobre o trabalho autoral, lenitivo potente para uma existência torturada, enquanto espero pela conduta médica para me socorrer.
Quem é Toby?
Venho de um lugar tão lindo como o brilho que trago no olhar.
No meu olhar se pode ver refletido o azul do céu.
Se pode ver, também, o azul das águas do mar do lugar de onde venho.
No céu do meu lugar brincam os amigos pássaros da esquadrilha da fumaça
Tenho um amigo índio de nome Ypê.
Como eu, o menino Ypê também é filho da Juréia.
Nossa mãe nos acolhe a todos em seu majestoso condomínio de mata verde e fresca.
Lá, habitam seres misteriosos.
Eles guardam tesouros invisíveis para quem não lê com olhar de vaga-lume.
Os vaga-lumes enfeitam o céu quando a noite deita sobre o lugar de onde venho.
Meu olhar tem um brilho lindo como é lindo o meu lugar.
Do meu olhar se pode ver refletido o amor e a inteligência do Criador.
Sou pequenino, mas tenho o porte altivo dos filhos do lugar de onde venho.
O lugar de onde venho pequenino e altivo inspira lendas, histórias e projetos pioneiros para o meu país.
Sou um cão caiçara tupiniquim, filho da Juréia.
Inspirei a primeira coleção de livros para crianças em formato acessível.
Meu maior desejo é um dia poder ver-me refletido no seu olhar.


Descrição das imagens: praia da Juréia, visita de Gisele ao cão Tobby verdadeiro, na sua casa, em Peruíbe (SP)


Descrição das imagens: com intérpretes de Libras após palestra em Macaé (RJ) e interação com leitores na Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (SP)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Peruíbe, terra tupiniquim. É lindo este lugar. Inspirou o meu maior legado nesta vida que me foi dada viver. Um legado invisível. Desejo que minhas cinzas sejam depositadas nas águas deste pedaço lindo da orla santista.

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele